A Sinopse – por Vanessa Bosso

Putz, quem sou eu para falar de sinopse? Se tem algo ruim em escrever um livro, esse troço chama-se S.I.N.O.P.S.E..

Para criar a tão temida sinopse (a mera menção da palavra me causa calafrios estranhos), uso técnicas que aprendi nos anos e anos de experiência em redação publicitária.

Entendo que a sinopse é o primeiro contato do leitor com a história. Claro que capa e título pesam muito, mas a sinopse é ponto decisivo no momento da compra em 80% dos casos. Eu quase sempre compro pela capa, então, não me tomem por amostragem.

A sinopse não é um resumo do livro, pelo amor dos deuses literários! Na verdade, é um convite a leitura. Precisa ser instigante ao ponto de deixar o leitor maluquinho, surtadão, desesperado para conhecer a sua obra.

É possível fazer isso?

Eu até consegui essa proeza em Senhor do Amanhã. Com relação aos outros títulos, não acho que tenha alcançado o máximo potencial sinopsesco. É difícil pacas se colocar no lugar do leitor quando você é o escritor da obra. Tipo assim, em casa de ferreiro nem espeto tem.

sinopsesenhor

Ao criar sua sinopse, imagine-se vendendo o seu produto, o seu livro. O que você diria para aguçar a curiosidade do leitor? O que você faria para convencê-lo de que a leitura será mara? Use e abuse da criatividade. Sinceramente? Vale qualquer coisa na hora da sinopse, não tenha medo de inovar.

Outra coisa importante: não escreva muito! Pense que os leitores estão numa grande e barulhenta livraria, a concorrência é desleal e está por todos os lados. Você precisa passar a sua mensagem bem rápido, dois parágrafos curtos seriam o ideal. Use frases de efeito, deixe perguntas no ar… são gatilhos que funcionam em propaganda e, claro, funcionarão também para vender o seu livro.

E se alguém aí tiver mais alguma dica, por favor, divida conosco!

Abraços Literários,

Via Vanessa Bosso

Comentários

Comentários

Marina Avila

http://marina.fantasya.com.br

View more posts from this author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>