Formatos de diagramação de livros – mobi, epub e pdf

kindle

É comum surgirem dúvidas nessa época de mudanças do livro físico para o e-book. Na área de publicação, uma das maiores dúvidas é sobre a diagramação do livro. Como fica?

Os livros tradicionais e impressos possuem um design fechado (geralmente 14x21cm ou 16x23cm) e liberdade total de uso de imagens, ilustrações, fontes etc. Ou seja, num livro impresso, a diagramação pode sair do jeitinho que o autor/editora quiser!

Já no e-book, o design é conhecido como “fluido”. Ou seja, ele vai ser moldado de acordo com o tablet do leitor. Kindle, Kobo, Ipad e outros. O próprio leitor escolherá a fonte, as margens etc. Por isso, a diagramação para e-book é mais conhecida como “conversão”. O livro é convertido para fluir bem nos tablets principais, porém, sem liberdade de uso de fontes diferentes ou imagens decorativas.

Veja abaixo os formatos e seus usos:

PDF: É o formato usado tanto para livros impressos quanto para e-books que serão lidos em computadores. Pode ser decorado e formatado, praticamente, de forma infinita.

Mobi: Formato usado pela Amazon em seus e-books. É bem limitado e, embora possam ser usadas fontes diferentes, geralmente não é recomendado.

E-pub: Formato usado por outros sites de venda de e-books. Como o Mobi, é limitado e geralmente é feita apenas uma “conversão” do texto.

Comentários

Comentários

Marina Avila

http://marina.fantasya.com.br

View more posts from this author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>