Dicas sobre credibilidade e profissionalismo

estante

A agente literária Alessandra Pires dá as algumas dicas para aqueles que desejam publicar um livro. “Antes de entregar uma obra para uma editora, tenha certeza que ela tem ótima qualidade conforme as exigências do mercado. Para isso, o melhor a fazer é uma leitura crítica. Tenha o cuidado de enviar o original às editoras que publicam a mesma temática/gênero de sua obra”.

E Aline Vieira alerta para as armadilhas. “Um livro é algo que tem uma vida longa e pode chegar às mãos das mais diversas pessoas. É importante que haja um compromisso com aquilo que se publica, principalmente no caso do interesse ser a promoção profissional”. Todo cuidado é pouco. Afinal, você não vai querer ser conhecido como um autor sem credibilidade.

Costumo aconselhar as pessoas a começarem com a redação de artigos, que são mais curtos, pontuais e fáceis de redigir.

Uma ótima aliada para os iniciantes é a internet. As maravilhas da tecnologia e do mundo globalizado podem levar a sua obra a qualquer lugar do mundo. Para a web não há fronteiras e ainda pode ser um caminho curto para obtenção de retorno dos leitores. “Costumo aconselhar as pessoas a começarem com a redação de artigos, que são mais curtos, pontuais e fáceis de redigir. Um bom espaço para essa prática é o blog, que pode ser criado – e de graça – por qualquer pessoa. Além de ser um ótimo meio de divulgação do trabalho do autor, o blog permite receber o feedback de quem lê os artigos, o que é fundamental para aperfeiçoar a técnica da escrita e perceber quais são os interesses das pessoas. Só o fato de ter um blog já pode trazer projeção e ótimos retornos para o autor… Então, depois de adquirir certa prática e amadurecer seu estilo pessoal de escrita, ele estará mais preparado para desenvolver um livro”, explica Regina Giannetti.

Iniciantes podem contar com diversos serviços

Os autores iniciantes podem contar uma série de serviços editoriais, oferecidos por empresas de consultoria. Se você está pensando em publicar uma obra, veja alguns pontos que podem deixá-la ainda mais atraente para o seu público:

Copydesk: É a revisão do texto. Deve cuidar da revisão gramatical, corrigindo erros de concordância e digitação.

Diagramação: É a formatação do layout das páginas e da capa. Inclui suas ilustrações e formato e combina arte e cores para que o resultado final agrade ao público.

Homologação: É o registro da obra junto à Fundação Biblioteca Nacional e obtenção do número ISBN.

Ghost writing: É um serviço voltado para pessoas que desejam escrever um livro, mas não têm tempo ou habilidade necessária para tal empreitada. Um escritor contratado (“ghost writer“) pode ajudá-lo a escrever e formatar o texto de um livro.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/dinheiro/dicas-para-autores/

Comentários

Comentários

Marina Avila

http://marina.fantasya.com.br

View more posts from this author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>